Ângulo de Caster (ou castor) é a disposição angular do eixo vertical da suspensão de uma roda em um carro ou outro veículo, medido na direção longitudinal. É o ângulo entre a linha pivô (uma linha imaginária que passa pelo centro do eixo superior e o eixo inferior da suspensão) e a vertical. Alguns carros de corrida têm seu ângulo de caster ajustado com o objetivo de otimizar o desempenho do carro em situações distintas de competição.
Idealmente o Caster deve ser positivo, ficando nós, com a sensação de alinhamento automático de volante, põe exemplo, quando ao sair de uma curva “larga-mos” o volante e a direção tem logo a tendência a centrar-se para o eixo do movimento.
''Demasiado Caster provoca uma direção pesada e extremo caster provoca o efeito de rodas “loucas”, como nos carrinhos de supermercado.''
Resumindo:
OS EFEITOS DE CASTER
Caster positivo
Tende a endireitar a roda quando o veículo está a andar em frente, e assim é usado para aumentar estabilidade de linha recta. (Torna a direção mais pesada)
Caster negativo
Diminui esforço de direção em baixa velocidade e diminui estabilidade de alta velocidade. Caster negativo requer menos esforço de direção, mas pode fazer o carro vagar nas retas. (Torna a direção mais leve)
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