Carlos Bonabelli, de Buenos Aires
Chevrolet Cruze hatch já está à venda na Argentina desde o fim de 2011; estreia no Brasil será em abril
Uma das chaves do sucesso mundial do sedã Cruze é o bom nível de equipamentos, a qualidade construtiva, o comportamento satisfatório e o conforto elevado para um modelo de médio porte. Agora, o Chevrolet chega em versão hatchback, 9 cm mais curta que o sedã em comprimento, mas com 4 cm a mais de altura na parte onde vão os passageiros traseiros, devido ao caimento suave do teto.
Assim como o sedã, o Cruze hatch aposta na boa relação custo/benefício e em uma construção sólida
No interior pode-se apreciar um estilo inovador, com grande variedade de apliques metálicos na versão topo de linha. Os materiais são de boa qualidade em geral, ainda que certas peças plásticas não transmitam tanta solidez quanto o restante do conjunto. A postura frente ao volante é bastante confortável, já que os pedais têm profundidade correta e o volante pode ser regulado em altura e profundidade.
Materiais empregados no painel e ergonomia agradam de modo geral; comandos ficam bem posicionados
O motor usado na Argentina é o mesmo Ecotec 1.8 16V do Cruze brasileiro, mas no país vizinho ele só bebe gasolina, e rende 141 cv. A transmissão automática de seis marchas tem seletor que permite acionamento manual, com trocas suaves. A GM divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 s e velocidade máxima de 186 km/h. Embora sejam bons números, o desempenho nas retomadas deixa um pouco a desejar, pois o torque máximo só aparece em rotações elevadas. No Brasil, a potência chegará a 144 cv com etanol.
A suspensão do Cruze hatch privilegia o conforto, mas não compromete a estabilidade, sobretudo em rodovias
Os candidatos a brigar com o Cruze hatch são o Ford Focus, o Fiat Bravo, o Hyundai i30 e o futuro Peugeot 308, que chega em março (leia aqui). Mas não espere preço de combate. Quem aguarda um Cruze hatch mais barato que o sedã, é bom não se animar muito. Na argentina, ele custa apenas 2% menos que o três volumes, o que projeta um preço básico de R$ 66.500 no mercado brasileiro.
Cruze hatch deve ter preços bem próximos aos do sedã no Brasil; modelo "básico" deve partir de R$ 66.500
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário