
O Plymouth Barracuda foi fabricado de 1964 a 1974 e é
considerado um dos muscle cars mais raros e importantes da história da
indústria automobilística americana.
O Cuda
(apelido carinhoso que ganhou dos seus fãns), é um coupé esportivo de
porte médio da antiga divisão da Chrysler. Ele também teve seus dias de
glória com os potentes motores V8 Hemi da Crisler que fizeram muito
sucesso na época.
Lançado pouco antes do Mustang, em primeiro de abril de 1964, estrategicamente a duas semanas do estrondoso lançamento do Ford Mustang, a concorrente Chrysler anunciava aquele que efetivamente inaugurava o segmento dos famosos pony-cars.
O
projeto do carro com nome de peixe era igual à do cavalo da Ford, um
cupê de 2+2 lugares, simples e acessível ao publico americano.
Entretanto, ao contrário do belo Mustang, o Cuda era uma adaptação para
fastback do conhecido Valiant de duas portas. Por isso era vendido como
Valiant Barracuda, e isso o fez perder o apelo jovem e esportivo que o
Mustang tinha desde o lançamento.
Apesar de ser o clone do Dodge Challenger,
ele hoje pode ser mais valorizado do que muitos clássicos por ser um
carro difícil de ser encontrado até mesmo nos Estados Unidos. Para se
ter uma idéia, um exemplar conversível foi vendido recentemente por US$
2,42 milhões em um leilão de carros antigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário