segunda-feira, 1 de abril de 2013

Software capaz de detectar se motoristas estão com cinto de segurança é testado



Um novo sistema que identifica se a pessoa está com cinto de segurança e testado em Santa Catarina. Sistema poderá ajudar a fiscalizar uso do dispositivo, que evita quase metade das mortes no trânsito.
O software desenvolvido na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) pode facilitar a fiscalização da lei 9.503 de 1997, que obriga os ocupantes de veículos automotores a utilizar o dispositivo em todo o território nacional.
A tecnologia funciona a partir da captura de imagens por câmeras que seriam instaladas em rodovias, de forma similar aos radares de monitoramento de velocidade. O sistema identifica, primeiramente, os elementos estáveis no vídeo, como rodovia, faixas e placas. Assim, é capaz de distingui-los de objetos em movimento. Uma vez que um veículo é detectado, um algoritmo de processamento de imagem reconhece o para-brisa e, finalmente, localiza o cinto de segurança.

“Ainda podemos melhorar bastante. Na verdade, do ano passado para cá, já tivemos evoluções. Hoje, o programa é capaz de reconhecer o cinto em 90% dos casos. O que nos resta agora é trabalhar em cima dos 10% restantes”, diz o cientista da computação Eros Comunello, do programa de pós-graduação em Computação Aplicada da Univali.
Veja abaixo um vídeo do sistema em funcionamento:

Fonte: Engenharia é 
Texto: Mauro Sérgio Ribeiro de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário