quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dodge Zeder Z-250 1953,o ''Corvette da Chrysler''



A ideia de Fred Zeder era construir dois carros usando a mesma plataforma: um esportivo de dois lugares com uma carroceria de fibra de vidro que pesasse só 68 kg, e um luxuoso cupê de alumínio. As carrocerias seriam intercambiáveis, presas apenas por quatro parafusos com buchas de borracha. Desta forma o desempenho seria o mesmo para os dois modelos. O Z-250 usava uma versão modificada do V8 HEMI da Dodge, oriundo dos utilitários da marca, que segundo este artigo produzia 263 cv e 45,6 mkgf de torque. O carro ia de zero a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos e fazia o quarto-de-milha (402 metros) em 14,7 segundos. Outros componentes, como freios, radiador, embreagem, coluna de direção, eixo traseiro, tanque de combustível e eletrônica vinham das estantes da Plymouth e da Dodge.
O resto — chassi tubular, suspensão e as duas carrocerias — era totalmente novo, incluindo a transmissão, feita pela divisão Spicer da Dana Corporation.

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