Basicamente,no motor de 2 tempos, o ciclo ocorre a cada 360°. No de 4 tempos, ele ocorre com 720°
Estranho?
Não. é isso mesmo.
O ciclo 2 tempos começa no PMI (ponto morto inferior).
Necessita de uma rotação do virabrequim e permite obter uma explosão a cada PMS (ponto morto superior).
A entrada de ar é feita atrevés de janelas (aletas) existentes nas paredes do cilindro, destapadas pelo pistão quando em PMI.
A saída dos gases queimados é feita através da abertura das válvulas de escape comandadas por um eixo de cames.
1° TEMPO:
QUANDO O PISTÃO ESTÁ NO PMI:
As janelas estão destapadas;
Os gases queimados escapam do cilindro através das válvulas;
O ar de admissão entra nele sob pressão.
QUANDO O PISTÃO SE DESLOCA DO PMI AO PMS
As janelas da camisa se fecham;
A seguir fecham-se as válvulas de escape;Reinicia-se a compressão de nova carga de ar.
2° TEMPO
No final da compressão, o ar combinado com o combustível,injetado nesse momento, inflama-se.
A alta pressão obtida empurra o pistão violentamente em direção ao seu PMI. Esse é o TEMPO MOTOR.
Um pouco antes de destapar as janelas de admissão, as válvulas de escape se abrem, provocando uma descompressão no cilindro.
abertas as janelas de admissão, o ar da admissão começa a invadir o interior do cilindro, empurrando os gases queimados para fora.
Ao atingir o PMI, o pistão determina o início de um novo ciclo.
MOTORES DE 4 TEMPOS
O ciclo inicia no PMS
1° tempo: ADMISSÃO
Acionado pela biela e pelo virabrequim, o pistão:
1- afasta-se do cabeçote ;
2- cria uma depressão;
3- provoca a aspiração de ar;
4-O ar penetra no cilindro graças `a válvula de admissão que se mantem aberta durante todo o curso do pistão.
2° Tempo: COMPRESSÃO
Partindo do PMI, o pistão vai em direção ao cabeçote.
Iniciado esse movimento:
A válvula de admissão de ar se fecha;
O ar comprimido no cilindro sofre forte compressão.
Findo o 2° tempo, o virabrequim completou uma rotação
O pistaão está novamente no PMS;
As válvulas estão herméticamente fechadas;
O ar fica comprimido num espaço denominado CAMARA DE COMPRESSÃO OU COMBUSTÃO.
3° Tempo: EXPLOSÃO
Inicia-se no final do 2° tempo com a injeção de combustivel, alguns graus antes do PMS;A inflamação de toda a massa de gás provoca elevada temperatura e consequente aumento de pressão.
Esta pressão comprime o pistão violentamente do PMS ao PMI, transmitindo ao virabrequim uma força motriz favorável a`rotação.
E O TEMPO MOTOR.
4° Tempo: ESCAPE
No final do 3° tempo, a válvula de escape começa a se abrir e os gases queimados escapam para o exterior.
A expulsão dos gases realiza-se durante todo o espaço de tempo em que o pistão faz seu passeio em retorno ao PMS.
A partir daí, a válvula de escape fecha-se. A válvula de admissão abre-se e começa um novo ciclo.
O ciclo a 4 tempos tem as seguintes caracteristicas:
1-Exige duas rotações do virabrequim (720°) e só fornece força motriz no 3° tempo.
2- O 1°, 2° e 4 ° tempo absorvem energia mecânica, o que obriga o emprego de um volante acoplado ao virabrequim.
A diferença entre os dois, é só essa.
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