quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Motor GM Familia II,saiba a verdade.

 Muitos criticam,muitos idolatram,mais a verdade é que esse motor é show de bola.

Quando o monza veio ao mercado, esse era um dos melhores motores do Brasil,competia contra os motores AP,Fiasa e Sevel,mais era mais confiavel doque os outros.

 O motivo para tal hegemonia da Chevrolet entre os “carros de praça” fica fácil de explicar quando lembramos que o motor que equipa estes carros é conhecido pelo excelente torque em baixa rotação, característica salutar quando estamos falando de “anda-para, anda-para”, e pela baixa manutenção que requerem. Quando o carro tem um problema, o mecânico amigo do vizinho, que já teve um Monza, resolve.

 O segredo esta na simplicidade. Cabeçote com “apenas” 8 válvulas é ruim para o desempenho de um motor? Depende do ponto de vista. É lógico que como entusiasta, gostaria de ver este motor com um cabeçote 16 válvulas, com comando váriável, admissão variável e cerca de 160 cavalos, mas a verdade é que são 140 cavalos, com cabeçote de 8 válvulas, e contra fatos não há argumentos.

 A revista Quatro Rodas de Janeiro de 2010 trouxe um comparativo entre modelos médios onde citou de maneira perfeita o que penso sobre os motores GM Familia II atualmente. A citação abaixo é sobre o Chevrolet Astra, que competiu com modelos como Ford Focus, Volkswagen Golf, Citroen C4, Fiat Stilo, entre outros que são teoricamente mais modernos do que o velho e bom Astra.

"A construção é sólida e o rodar é macio, sobretudo na estrada, de giro baixo, aproveitando o câmbio de relações longas. O motor 2.0 dá a sensação de poder escalar paredes, anda bem mesmo se estiver na marcha errada. Muitas vezes nós criticamos a concepção antiga desse motor Família II, que chegou ao Brasil no Monza. Mas isso deixa de ser problema quando ele consegue igualar ou superar os modernos motores 1.6 16V dos rivais em preço, desempenho, consumo e emissões"

Convenhamos, um motor que permanece no mercado por tanto tempo,e ainda consegue competir contra importados, com certeza é muito bom, não é atoa que leva o nome do Papai Monza ,carinhosamente chamado de MonzaTech


Versões do motor no Monza:
1.6 (Hatch/Sedan) (1982-1983)
  • Potência: 75 CV a 5.600 rpm (gasolina) e 72 CV a 5.200 rpm (álcool)
  • Torque: 12,4 kgfm a 3.000 rpm (álcool) 12,6 kgfm a 2.600 rpm (álcool)
  • Velocidade Máxima: 148 km/h (gasolina) e151 km/h (álcool)
  • Aceleração: 17s (gasolina) e 16,44 s (álcool)
1.8 (Hatch/SL)
  • Potência: 86cv a 5.400 rpm (gasolina) e 87cv a 5200 rpm (álcool)
  • Torque: 14,5 kgfm a 3.100 rpm (gasolina) e 15,2 kgfm a 3.100 rpm (álcool)
  • Velocidade Máxima: 159 km/h (gasolina) e 160,7 km/h (álcool)
  • Aceleração: 14,08s (gasolina) e 13,1s (álcool)
1.8 (SL/SLE/Classic)
  • Potência: 95cv a 5.800 rpm (gasolina) e 96cv a 5.600 rpm (álcool)
  • Torque: 14,3 Kgfm a 3.000 rpm (gasolina) e 15,1 Kgfm a 3.000 rpm (álcool).
  • Velocidade Máxima: 165,3 km/h (gasolina) e 162,6 km/h (álcool)
  • Aceleração: 12,5s (gasolina) e 12,8s (álcool)
1.8 (S/R – Álcool)
  • Potência: 106cv a 5.600 rpm
  • Torque: 15,6 kgfm a 4.000 rpm
  • Velocidade Máxima: 180 km/h
  • Aceleração: 11s
1.8 EFi
  • Potência: 98cv a 5.800 rpm (gasolina) e 99cv a 5.600 rpm (álcool)
  • Torque: 14,6 kgfm a 3.600 rpm (gasolina) e 16,0 kgfm 3.000 rpm (álcool)
  • Velocidade Máxima: 172 km/h (gasolina) e 174 km/h (álcool)
  • Aceleração: 12,5 (gasolina) e 12,1s (álcool).
2.0 (SL/SLE/CLASSIC/CLASSIC SE)
  • Potência: 99cv a 5.600 rpm (gasolina) e 110cv a 5.600 rpm (álcool)
  • Torque: 16,2 kgfm a 3.500 rpm (gasolina) e 17,3 kgfm a 3.000 rpm (álcool)
  • Velocidade Máxima: 165,3 km/h (gasolina) e 168,7 km/h (álcool)
  • Aceleração: 11,98s (gasolina) e 11s (Álcool)
2.0(S/R)(Ja foi o mais rápido do Brasil)
  • Potência: 110cv a 5.600 rpm
  • Torque: 17,3 kgfm a 3.000 rpm.
  • Velocidade Máxima: 178 km/h
  • Aceleração: 11,08s
2.0 EFi
  • Potência: 110cv a 5.600 rpm (gasolina) e 116cv a 5.400 rpm (álcool).
  • Torque: 16,6 kgfm a 3.200 rpm (gasolina) e 18,0 kgfm 3.200 rpm (álcool).
  • Velocidade Máxima: 177,4 (gasolina) e 183,1 Km/h (álcool).
  • Aceleração: 10,8s (gasolina) e 10,2s (álcool).
2.0 MPFi
  • Potência: 116cv a 5.600 rpm
  • Torque: 17,8 mkgf a 3000 rpm
  • Velocidade Máxima: 187 km/h
  • Aceleração: 10,3s
2.0 MPFi
  • Potência: 121cv a 5 400 rpm
  • Torque: 17,6 mkgf a 3 000 rpm
  • Velocidade Máxima: 182 km/h
  • Aceleração: 10,7s

4 comentários:

  1. Tenho um astra 2.0 flex elite 2006 e já tive um focus 1.6 flex glx 2007. conheço bem os dois carros. O astra é mais robusto em todos os aspectos e o focus mais confortável, mas pouca coisa. O focus merecia 03(três) recall, a saber: 1)- mangueira do tanque de combustível, de uns 20cm. 2)- trava elétrica das portas. 3)- a carcaça da válvula termostática de plástico de baixa durabilidade.Dura uns 20.000km. Se viajar sem trocá-la nesse período, poderá ficar na estrada(bom levar telefone do guincho).Se o focus fosse feito pela toyota, bateria o corolla e o civic juntos e seria o melhor carro feito em todos os tempos!

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  2. Cara tenho um Monza tubarão efi álcool 1.8 e realmente em baixa rotação ele é um trator, sobe morros íngremes de 2 marcha a 2500 rpm sem peidar, tem muita força na saida, muito confiavel porém um comando de válvulas 276, coletor de escape dimensionado 4x1 e injeção multiponto ou carburador 2E fariam esse motor voar

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    1. meus pais tinham um punto 1.8, da época FIAT-GM, mds era um opala de tração dianteira, muito torque em baixa (18,5kgfm@2800rpm) era uma dlç dirigir ele

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  3. Ja tive Meriva, colbat e agora Doblo 06/07 manutenção fácil e barata

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