sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A HISTORA DO CHEVROLET MONZA

Blog de carrosnosangue :Carros antigos  Caminhões Antigos Dkw  Aero Willys Ônibus Vemag  Ferro Velho Carros no Sangue, A HISTORIA DO MONZA GM
A HISTORA DO CHEVROLET MONZA
O Chevrolet Monza foi um carro de muito sucesso produzido no Brasil pela General Motors entre os anos de 1982 e 1996. Existiu também um Monza que foi produzido nos EUA na década de 70. Nesse artigo iremos nos focar apenas no Monza brasileiro. O sucesso do Monza foi comprovado principalmente de 1984 a 1986 onde foi o carro mais vendido do Brasil.
Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Caminhões Antigos/ Dkw / Aero Willys / / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO MONZA

Monza Hatch 1982

O Monza foi derivado de outro carro, o Ascona, que era produzido na Europa pela Opel Alemã e também foi um carro de muito sucesso e bastante vendido na Europa.
Durante os 15 anos de produção o Monza teve muitas versões lançadas e várias reestilizações. Muitas dessas versões foram comemorativas. A seguir vamos destacar as principais reestilizações do Monza.

Monza Hatch 1982

O Monza foi apresentado em meados de Março/Abril de 1982 inicialmente na versão hatchback com duas portas, tração dianteira e motor transversal de 4 cilindros,1600 cc a gasolina ou a álcool com 73 cv (72 na versão álcool).

No mesmo ano foi lançado o Monza com o motor 1.8 com a finalidade de melhorar seu desempenho. Com exceçao ao motor, o Monza Hatch 1.8 não tinha grandes diferenças para o Monza Hacth 1.6.
Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Caminhões Antigos/ Dkw / Aero Willys / / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO MONZA GM
O MONZA 4 PORTAS
Monza Sedã 1983 com duas e quatro portas
No ano de 1983, foi lançado o Monza Sedã nas versões 2 e 4 portas e motores 1.6 e 1.8. Mecanicamente, pequenas modificações foram feitas em relação à versão hatch como a re-calibração dos amortecedores dianteiros e o aumento na altura das molas traseiras.
Nesse mesmo ano, o Monza foi eleito pela primeira vez o carro do ano pela revista Autoesporte. No ano seguinte o Monza foi o carro mais vendido no Brasil.
Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Caminhões Antigos/ Dkw / Aero Willys / / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO MONZA
MONZA HATCH S/R

Monza Hatch S/R 1985 - Surge o primeiro modelo esportivo

Em 1985 surge o primeiro modelo esportivo da linha Monza, o S/R 1.8 S. Esse modelo recebeu bancos novos, painel mais moderno e completo e faróis de neblina traseiros. Esse modelo também possuía carburador de corpo duplo e sistema de escapamento otimizado.
Em 1985 o Monza foi novamente o carro mais vendido do Brasil.
Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Caminhões Antigos/ Dkw / Aero Willys / / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO MONZA
MONZA CLASSIC

Monza Classic 1986 - Um Carro de luxo

Em 1986 surgia a versão de luxo do Monza, o Classic. Esse modelo vinha de série com rodas raiadas de alumínio, faróis de milha, estofamento 'navalhado', vidros e travas elétricos, direção hidráulica, relógio digital, toca-fitas estéreo e descansa braço no banco traseiro. Esse carro ainda possuía largos frisos laterais.
Na versão SL/E seus opcionais eram o ar-condicionado e direção assistida. Esse carro era equipado com um motor de carburador duplo de 99 cv. Mais uma vez o Monza foi líder de vendas no mercado nacional.
Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Caminhões Antigos/ Dkw / Aero Willys / / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO MONZA

Monza 1987 com Motor 2.0

Em 1987 e Chevrolet trouxe algumas boas novidades para o Monza, principalmente no motor que passou a ter versões de 2,0 litros e que apesar de ainda não possuir injeção eletrônica como o europeu Ascona, chegava a 110 cv de potência na versão a álcool.
O modelo esportivo S/R também passou a ser equipado com o motor 2.0, possuindo ainda o câmbio mais curto. Ainda nesse ano, o Monza é eleito novamente o carro do ano pela revista Autoesporte.

Em 1988 O Monza Hatch Saiu de Linha

O ano de 1988 não foi muito feliz para os admiradores do Monza Hatch pois este deixou de ser produzido pela General Motors, tendo como sua última versão o Monza Hatch S/R 2.0 S.
Apesar do encerramento da produção do Monza Hatch, ainda nesse mesmo ano e pela terceira vez o Monza foi eleito o carro do ano pela revista autoesporte.
Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Caminhões Antigos/ Dkw / Aero Willys / / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO MONZA
MONZA CLASSIC EF

1990 - Lançamento do Monza Classic 500 EF

O ano de 1989 não trouxe grandes novidades para a linha Monza. Em 1990, quando foi realizado a Copa do Mundo da Itália, a grande novidade para a linha Monza foi o surgimento do Monza 500 EF, que foi o primeiro Monza com injeção eletrônica a ser produzido no Brasil. Na época de seu lançamento, foi um carro inovador, bastante moderno e luxuoso. Era equipado ainda com bancos de couro, computador de bordo, toca-fitas digital, ar-condicionado e vidros mais escurecidos.
O nome 500 EF era bastante diferente dos que vinham sendo adotados até o momento pela linha Monza. Esse nome foi concebido em homenagem ao grande piloto brasileiro, Emerson Fittipaldi. O número 500 era relacionado a prova das 500 Milhas de Indianápolis vencida pelo piloto e a sigla EF se referia as iniciais do nome do piloto. Esse foi o Monza que atingiu o melhor desempenho (116 cavalos) entre todos e não poderia ser diferente já que foi recomendado por um piloto profissional de corridas.
fonte : http://www.portalsaofrancisco.com.br

A PARTIR DE 1991 O MONZA MUDOU COMPLETAMENTE, JA HAVIA O MOTOR EFI COM INJEÇÃO ELETRONICA E O NOVO MODELO FOI BATIZADO PELO POVÃO COMO MONZA ¨TUBARÃO¨
Blog de carrosnosangue : Carros antigos / Caminhões Antigos/ Dkw / Aero Willys / / Ônibus Antigos / Vemag /, A HISTORIA DO MONZA GM

Um comentário:

  1. eu conprei um monza 83 4 portas gazolina 1.8 restaurei ele enteiro ta lindo um aviaooooo

    ResponderExcluir