
A HISTORA DO CHEVROLET MONZA
O
Chevrolet Monza foi um carro de muito sucesso
produzido no Brasil pela General Motors entre os anos de 1982 e
1996. Existiu também um Monza que foi produzido nos EUA na década
de 70. Nesse artigo iremos nos focar apenas no Monza brasileiro. O
sucesso do Monza foi comprovado principalmente de 1984 a 1986 onde
foi o carro mais vendido do Brasil.

Monza Hatch 1982
O
Monza foi derivado de outro carro, o Ascona, que
era produzido na Europa pela Opel Alemã e também foi um carro de
muito sucesso e bastante vendido na Europa.
Durante os 15
anos de produção o Monza teve muitas versões
lançadas e várias reestilizações. Muitas dessas versões foram
comemorativas. A seguir vamos destacar as principais reestilizações
do Monza.
Monza Hatch 1982
O
Monza foi apresentado em meados de Março/Abril de
1982 inicialmente na versão hatchback com duas portas, tração
dianteira e motor transversal de 4 cilindros,1600 cc a gasolina ou
a álcool com 73 cv (72 na versão álcool).
No mesmo ano foi lançado o Monza com o motor 1.8 com a finalidade de melhorar seu desempenho. Com exceçao ao motor, o Monza Hatch 1.8 não tinha grandes diferenças para o Monza Hacth 1.6.

O MONZA 4 PORTAS
Monza Sedã 1983 com duas e quatro
portas
No ano de
1983, foi lançado o Monza Sedã nas versões 2 e 4
portas e motores 1.6 e 1.8. Mecanicamente, pequenas modificações
foram feitas em relação à versão hatch como a re-calibração dos
amortecedores dianteiros e o aumento na altura das molas
traseiras.
Nesse mesmo
ano, o Monza foi eleito pela primeira vez o carro
do ano pela revista Autoesporte. No ano seguinte o Monza foi o
carro mais vendido no Brasil.

MONZA HATCH
S/R
Monza Hatch S/R 1985 - Surge o primeiro modelo esportivo
Em 1985 surge
o primeiro modelo esportivo da linha Monza, o S/R 1.8
S. Esse modelo recebeu bancos novos, painel mais moderno e
completo e faróis de neblina traseiros. Esse modelo também possuía
carburador de corpo duplo e sistema de escapamento
otimizado.
Em 1985 o
Monza foi novamente o carro mais vendido do
Brasil.

MONZA
CLASSIC
Monza Classic 1986 - Um Carro de luxo
Em 1986 surgia
a versão de luxo do Monza, o Classic. Esse modelo
vinha de série com rodas raiadas de alumínio, faróis de milha,
estofamento 'navalhado', vidros e travas elétricos, direção
hidráulica, relógio digital, toca-fitas estéreo e descansa braço no
banco traseiro. Esse carro ainda possuía largos frisos
laterais.
Na versão
SL/E seus opcionais eram o ar-condicionado e
direção assistida. Esse carro era equipado com um motor de
carburador duplo de 99 cv. Mais uma vez o Monza
foi líder de vendas no mercado nacional.
Monza 1987 com Motor 2.0
Em 1987 e
Chevrolet trouxe algumas boas novidades para o
Monza, principalmente no motor que passou a ter
versões de 2,0 litros e que apesar de ainda não possuir injeção
eletrônica como o europeu Ascona, chegava a 110 cv de potência na
versão a álcool.
O modelo
esportivo S/R também passou a ser equipado com o
motor 2.0, possuindo ainda o câmbio mais curto. Ainda nesse ano, o
Monza é eleito novamente o carro do ano pela
revista Autoesporte.
Em 1988 O Monza Hatch Saiu de Linha
O ano de 1988
não foi muito feliz para os admiradores do Monza
Hatch pois este deixou de ser produzido pela General
Motors, tendo como sua última versão o Monza Hatch S/R 2.0
S.
Apesar do
encerramento da produção do Monza Hatch, ainda
nesse mesmo ano e pela terceira vez o Monza foi eleito o carro do
ano pela revista autoesporte.

MONZA CLASSIC
EF
1990 - Lançamento do Monza Classic 500 EF
O ano de 1989
não trouxe grandes novidades para a linha Monza.
Em 1990, quando foi realizado a Copa do Mundo da Itália, a grande
novidade para a linha Monza foi o surgimento do Monza 500 EF, que
foi o primeiro Monza com injeção eletrônica a ser produzido no
Brasil. Na época de seu lançamento, foi um carro inovador, bastante
moderno e luxuoso. Era equipado ainda com bancos de couro,
computador de bordo, toca-fitas digital, ar-condicionado e vidros
mais escurecidos.
O nome
500 EF era bastante diferente dos que vinham sendo
adotados até o momento pela linha Monza. Esse nome foi concebido em
homenagem ao grande piloto brasileiro, Emerson Fittipaldi. O número
500 era relacionado a prova das 500 Milhas de Indianápolis vencida
pelo piloto e a sigla EF se referia as iniciais do nome do piloto.
Esse foi o Monza que atingiu o melhor desempenho (116 cavalos)
entre todos e não poderia ser diferente já que foi recomendado por
um piloto profissional de corridas.
fonte :
http://www.portalsaofrancisco.com.br
A PARTIR DE
1991 O MONZA MUDOU COMPLETAMENTE, JA HAVIA O MOTOR EFI COM INJEÇÃO
ELETRONICA E O NOVO MODELO FOI BATIZADO PELO POVÃO COMO MONZA
¨TUBARÃO¨

eu conprei um monza 83 4 portas gazolina 1.8 restaurei ele enteiro ta lindo um aviaooooo
ResponderExcluir